Empreendedorismo

Empreendedor passou a valorizar mais sucesso do negócio que dinheiro

Mariana
Mariana
Publicado em 02/09/2014 às 22:05
Leitura:

Os palestrantes também ressaltaram a importância de investir em planejamento e em inovação  / Fotos: Mariana Dantas/NE10

Os palestrantes também ressaltaram a importância de investir em planejamento e em inovação Fotos: Mariana Dantas/NE10

Nada melhor do que ouvir histórias de sucesso que sirvam de inspiração para colocar uma ideia em prática. Na noite desta terça-feira (2), o auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), no Recife, ficou lotado de pessoas, muitas já empreendedoras e outras interessadas em abrir o próprio negócio. O público teve a oportunidade de conhecer a experiência e receber dicas de dois empresários pernambucanos bem-sucedidos: Fabio Pires, da rede de lojas Jurandir Pires, e Ecio Costa, franqueado do Rei do Mate, sócio da locadora de veículos CTC Locações, professor universitário e colunista de economia da rádio JC News.

As palestras promovidas pelo Movimento Empreenda, iniciativa da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) com o apoio do SJCC em Pernambuco, contaram com a mediação da jornalista e editora de redação da PEGN, Sandra Boccia. “Este é o segundo ano que o Recife está entre as cidades que participam do Movimento Empreenda. A escolha não é à toa. Além da tradição de formar grandes empreendedores para o País, a cidade sabe se reinventar, possui jovens inovadores e que investem em novas tecnologias”, disse a jornalista.

Segundo Sandra, o perfil do empreendedor brasileiro mudou nos últimos dez anos. “O Brasil passou a ter mais empreendedores por oportunidade do que por necessidade. Ou seja, as pessoas procuram colocar a sua ideia porque acreditam no negócio, querem deixar um legado. Não é apenas para sobreviver”, explica.

Ecio Costa 'quebrou' os mitos do empreendedorismo

Ecio Costa 'quebrou' os mitos do empreendedorismo

De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pequenas e médias empresas representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no País.

A opinião da jornalista também foi compartilhada por Ecio Costa em sua palestra. “Ter recompensa financeira é muito bom, mas para o empreendedor fazer o seu negócio dar certo é muito mais gratificante do que ganhar dinheiro”, afirmou o empresário que é PhD em economia e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Ecio também “quebrou” os mitos do empreendedorismo de que para obter sucesso é preciso ter sorte, correr grandes riscos e trabalhar sozinho. “Não é uma questão de sorte e sim de preparação. Em relação aos riscos, é possível minimizá-los quando o negócio é bem planejado. E bons parceiros são importantes porque existem funções que devem ser alocadas”, explicou.

O especialista falou ainda para os futuros empreendedores sobre “os passos” importantes antes de colocar uma ideia em prática. A primeira tarefa é identificar a oportunidade. “Em seguida, é preciso desenvolver um plano de negócio, captar recursos e parceiros e desenvolver uma metodologia de gestão. Boas ideias acabam não dando certo porque não são bem executadas”, disse.

FAMÍLIA PIRES - Planejar e inovar são alguns dos segredos da família Pires para conquistar o sucesso ao longo de 53 anos. A primeira loja, especializada em tecidos, funcionava em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano. Hoje, a rede conta com 11 lojas em cinco estados do Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba e Sergipe) e outras duas serão inauguradas até abril do próximo ano.

Fábio Pires falou sobre a trajetória de sucesso do grupo Jurandir Pires

Fábio Pires falou sobre a trajetória de sucesso do grupo Jurandir Pires

“Durante todos esses anos, já enfrentamos difíceis crises e planos econômicos. Mas nunca desistimos da nossa empresa. Continuamos nos capacitando e buscando bons profissionais. Sem planejamento e uma boa equipe, é difícil conquistar o sucesso”, disse Fábio Pires, diretor geral de Operações da rede Jurandir Pires e filho mais novo do fundador que dá nome ao negócio.

O herdeiro da Jurandir Pires começou a trabalhar nas lojas dos pai como auxiliar, aos 17 anos. “Não tenho vergonha de dizer que limpei o chão da loja muitas vezes, além de abrir e fechar as portas. Aprendi a conhecer e valorizar o negócio e até hoje trabalho todos os fins de semana com prazer. Ter paixão pelo que faz também é importante”, destacou Pires. Ele também relacionou como indispensável para um empreendedor conhecer bem o mercado que pretende atuar, ter uma grande rede de contatos e visão para novas oportunidades.

Mais lidas