Paralisação

Servidores técnico-administrativos da UFPE e Rural seguem em greve

Maria Luiza Veiga
Maria Luiza Veiga
Publicado em 01/07/2015 às 16:17
Leitura:

Categoria está paralisada desde o dia 28 de maio deste ano / Foto: Reprodução

Categoria está paralisada desde o dia 28 de maio deste ano Foto: Reprodução

Os servidores técnico-administrativos das Universidades Federal e Rural de Pernambuco decidem continuar em greve após assembleias realizadas nesta quarta-feira (1). Categoria está paralisada desde o dia 28 de maio deste ano. 

Segundo a coordenadora de comunicação do Sintufepe (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco) seção UFPE, Ellen Vilar, na assembleia desta quarta foram tratadas as pautas interna e nacional da categoria. Alguns aspectos da pauta interna são a não retaliação do movimento grevista (especialmente sem perdas financeiras), a revogação do contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - que gere o Hospital Universitário -, a redução da jornada de trabalho de 30/h e a criação de creche na própria universidade.

A reinvidicação nacional é de recuperação salarial de 27,3%, baseada num estudo de desafasagens do índice salarial. Em contrapartida, o Ministério do Planejamento ofertou a percentual de 21,3%, que seria devolvido de forma parcelada em quatro anos (2016-2019), com um aumento salarial entre 4% e 5%.

Para o diligente de comunicação do  Sintufepe seção UFRPE, Fernando Revoredo, este montante de 21,3% deveria ser destinado para o piso salarial da categoria, não para a recuperação salarial oferecida pelo governo. Segundo Fernando, haverá nesta terça-feira (7) uma reunião de todas as 65 federais que estão em greve no Ministério do Planejamento, em Brasília, e tanto a UFPE quanto a UFRPE estão enviando caravanas para participar do movimento.

Segundo Ellen, esse aumento ofertado de 4% a 5%  está abaixo da inflação especulada que fica entre 9%, o que acarretaria perda salarial, não ganhos para a categoria. 

A categoria de servidores técnico-administrativos é composta por todo o corpo de trabalhores da universidade, desde o auxiliar administrativa até enfermeiros, contadores, segurança, serventes.


Mais lidas