Saúde do bebê

Hospital Agamenon Magalhães recebe certificado do Método Canguru

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 31/10/2014 às 21:31
Leitura:

Localizado na Zona Norte do Recife, no bairro de Casa Amarela, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) recebe nesta segunda-feira (3) a certificação de unidade de referência estadual do Método Canguru. A solenidade será realizada às 8h e contará com a presença do diretor do HAM, Antônio Trindade, da conselheira do Programa Nacional do Método Canguru, Geisy Lima, da madrinha do Hospital, Sandra Figueiredo e do coordenador Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Paulo Vicente Bonilha.

A certificação marca a conclusão do processo de creditação da unidade de saúde dentro do projeto de assistência ao recém-nascido de baixo peso e prematuro, do Ministério da Saúde (MS). A estratégia do o Governo Federal propõe o cuidado da criança desde a fase logo após o nascimento até sua estabilização e acompanhamento para alta hospitalar segura, favorecendo o aleitamento materno exclusivo e as melhores condições de cuidados por parte da mãe e familiares.

"A expansão e o fortalecimento do Método Canguru no Brasil vêm sendo incorporados no planejamento de várias estratégias que visam à redução da mortalidade infantil, tais como o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste-Amazônia Legal e, recentemente, a Rede Cegonha", explica Alessandra Fam, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES.

Mais lidas