Ventos

Ciclone Debbie atinge costa australiana

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 28/03/2017 às 1:06
Leitura:

População foi colocada em alerta sobre os riscos do ciclone, o mais violento desde Yasi, em 2011 / Foto: AFP

População foi colocada em alerta sobre os riscos do ciclone, o mais violento desde Yasi, em 2011 Foto: AFP

O nordeste da Austrália se encontrava nesta terça-feira (28) sob chuvas torrenciais e fortes ventos devido à chegada do ciclone Debbie, que obrigou à evacuação de milhares de pessoas.

O ciclone, de categoria quatro em uma escala de 1 a 5, tocou a terra com ventos de até 270 km/h por volta do meio-dia (23H00 Brasília de segunda-feira), pelo Estado de Queensland, na zona da ilha de Bowen.

A princípio, as autoridades temiam que o ciclone chegasse de madrugada, durante a maré alta, o que representaria um risco muito elevado de inundações e grandes ondas, mas Debbie perdeu força durante a madrugada.

"Nos preparamos para uma longa e dura jornada", declarou a primeira-ministra de Queensland, Annastacia Palaszczuk, que advertiu para os riscos de danos às infraestruturas e cortes de eletricidade.

O arquipélago das ilhas Whitsundays foi o primeiro a ser atingido pelo ciclone.

Um morador da ilha de Hamilton revelou que o barulho era ensurdecedor: "foi como se trens de carga passassem em torno" da casa.

Chris O'Brien, dos serviços de bombeiros de Queensland, informou que já estão chegando informações sobre os estragos de Debbie. "Há relatos de telhados arrancados aqui e ali, incluindo em alguns dos nossos prédios em Whitsundays".

População em alerta

A população foi colocada em alerta sobre os riscos do ciclone, o mais violento desde Yasi, que em 2011 destruiu casas no norte de Queensland.

Até o momento, 3.500 pessoas foram evacuadas das cidades de Home Hill e Proserpine, cerca de 100 km ao sul da turística Townsville, ponto de partida de excursões para a Grande Barreira de Coral.

Outras 2 mil pessoas, que residem na zona costeira central de Bowen, também foram evacuadas.

Mais lidas