EUA

Supremacista branco acusado de terrorismo e racismo

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 28/03/2017 às 0:27
Leitura:

Jackson se entregou à polícia um dia após assassinar - com vários golpes de espada - Timothy Caughman, um sem-teto negro de 66 anos, em plena Manhattan / Foto: reprodução

Jackson se entregou à polícia um dia após assassinar - com vários golpes de espada - Timothy Caughman, um sem-teto negro de 66 anos, em plena Manhattan Foto: reprodução

Um jovem supremacista branco que assassinou um homem negro em Nova York foi denunciado nessa segunda-feira (27) por ato de terrorismo e crime de ódio, informou a promotoria.

James Jackson, um ex-militar de 28 anos de Baltimore (Maryland), foi denunciado por terrorismo e assassinato em segundo grado com crime de ódio, além de posse ilegal de armas.

Crime bárbaro

Jackson se entregou à polícia um dia após assassinar - com vários golpes de espada - Timothy Caughman, um sem-teto negro de 66 anos, em plena Manhattan.

"James Jackson percorreu as ruas de Nova York durante três dias em busca de uma pessoa negra que pudesse assassinar a fim de lançar uma campanha de terrorismo contra nossa comunidade de Manhattan e os valores que celebramos", disse o promotor Cyrus Vance.

"James Jackson queria matar homens negros, planejou matar homens negros, e matou um homem negro. Escolheu o centro da cidade como cenário do crime porque Manhattan é a capital do mundo, um lugar onde diferentes raças convivem e se amam mutuamente".

Um dia após assassinar Caughman, Jackson - que havia servido no Afeganistão - se apresentou à delegacia de Times Square e revelou pertencer a um grupo supremacista branco, e que viajou de Baltimore para Nova York para atacar pessoas negras.

Para cometer o crime, Jackson disse que utilizou uma espada com uma lâmina de 46 cm.

Mais lidas