Espaço

Dois asteroides próximos de passar pela terra nos próximos dias

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 09/09/2016 às 20:49
Leitura:

 / Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Dois asteroides que estão perto de passar pela terra nos próximos dias estão chamando a atenção dos cientistas da NASA (Agência Espacial Norte-Americana). Principalmente o QL44, cuja órbita ainda não foi decifrada. Ele mede 60 metros de diâmetro e viaja a 49.000 km/h. O tamanho não é dos maiores, mas a alta velocidade assustam. De acordo com especialistas, se ele cair na terra o impacto seria semelhante ao de uma bomba atômica.

O QL44 está previsto para chegar à terra - ou passar perto - no próximo dia 17. O astrônomo Donald Yeomans, do Jet Propulsion Laboratory da NASA, não seria o fim do mundo mas se o corpo celeste caísse em  uma área povoada seria algo bastante assustador, com grande poder letal, além de deixar muitos feridos e desabrigados.

A rocha que assustava a NASA era o 2004 BO41, bem maior, com 700 metros de diâmetro. Mas este vai passar a 12 mil quilômetros do nosso planeta, o que pode parecer muito para nós mas em escala cósmica é um 'passou raspando'. O 'encontro' dele com a Terra está previsto para o fim deste mês.

Mais lidas