Terra em HD

Satélite da Nasa capta imagem da Terra com maior resolução até hoje

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 25/01/2017 às 9:42
Leitura:

Detalhe da imagem do globo terrestre captada pelo GOES-16, mostrando a América do Norte e do Sul. / Foto: Reprodução/NOAA.

Detalhe da imagem do globo terrestre captada pelo GOES-16, mostrando a América do Norte e do Sul. Foto: Reprodução/NOAA.

O satélite de monitoramento climático GOES-16, enviou à Terra sua primeira fotografia em alta resolução do planeta, uma imagem quatro vezes mais detalhada que qualquer outra imagem do globo feita anteriormente. A fotografia impressionante, captada no dia 5 de janeiro, foi divulgada nesta semana pela Nasa, a agência espacial americana. O GOES-16 é o mais novo da série de satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). ´

Em nota, o diretor do Serviço Nacional do Clima da NOAA, Louis Uccellini, disse que a tecnologia do GOES-16 "fornecerá visões mais nítidas e mais detalhadas de climas potencialmente perigosos. E a rápida atualização dessas imagens nos permitirá monitorar e prever a evolução desses sistemas meteorológicos com mais precisão".

Lançado em 19 de novembro do ano passado, o satélite orbita a quase 36 quilômetros acima da Terra envia fotos atualizadas do planeta a cada 15 minutos. A posição em que se encontra permite que a nave monitore alterações na atmosfera, nas terras emersas e no oceano, periodicamente. 

A alta resolução das imagens é resultado da capacidade do GOES-16 em captar a luz em mais comprimentos de onda, produzindo imagens de resolução quatro vezes maior do que outros satélites e enviá-las à Terra cinco vezes mais rápido.

Confira a foto completa:

Mais lidas