Programação

Parque da Jaqueira tem dia de atividades sobre sustentabilidade neste domingo

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 23/05/2015 às 15:06
Leitura:

Dupla de artistas apresenta espetáculo sobre o destino do lixo e reciclagem no Parque da Jaqueira / Foto: PCR/Divulgação

Dupla de artistas apresenta espetáculo sobre o destino do lixo e reciclagem no Parque da Jaqueira Foto: PCR/Divulgação

O destino do lixo e a importância da reciclagem serão abordados no espetáculo infantil "Flor do Lixo", que será apresentado no Econúcleo Jaqueira, espaço educativo do parque, na Zona Norte do Recife. A peça será apresentada às 10h deste domingo (24) e terá brincadeiras para os pequenos durante todo o dia.

O espetáculo, que é gratuito, conta a história de dois amigos artistas que descobrem o "Beco da Ilusão" e decidem realizar intervenções no local. Contratempos fazem a dupla usar a imaginação para improvisar com materiais descartáveis suas ferramentas de trabalho.

Peça também trata da invisibilidade de pessoas como garis, moradores de rua e pedintes

Peça também trata da invisibilidade de pessoas como garis, moradores de rua e pedintesFoto: PCR/Divulgação

Com isso, garrafas plásticas viram malabares e bolas de papel e sacos de lixo ganham vida. A apresentação também trata das pessoas invisíveis da cidade, como garis, moradores de rua e pedintes, além da reflexão do consumo desenfreado para o meio ambiente.

A atriz Giulia Cooper e o ator Anderson Machado encenam o "Flor do Lixo" desde 2013. O roteiro e a direção são do ator, e a supervisão cênica é de responsabilidade de Marcelo Oliveira. A apresentação no eclonúcleo é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) e da Caravana Tapioca.

Às 15h, haverá apresentação da peça "Jaqueira, natureza urbana", no Ringue de Patinação do parque. O espetáculo, homenagem pelo aniversário de 30 anos do Parque da Jaqueira, conta a história do espaço, a origem da Capela de Nossa Senhora da Conceição e dos Jardins de Burle Marx. Também será mostrada a idealização das áreas dedicadas à prática esportiva e de lazer, além de sua representatividade ambiental.

O espetáculo é da Companhia de Teatro Rosa dos Ventos, formada pela equipe da Assessoria Sócio Ambiental da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

RIO CAPIBARIBE - Ainda no tema da sustentabilidade, continua em cartaz no Museu da Cidade do Recife a exposição "Capibaribe meu rio", que conta com a reunião de fotografias antigas e atuais, vídeos, curta, áudio e música sobre o curso d'água. 

A mostra tem curadoria da arquiteta Betânia Corrêa e do historiador Dirceu Marroquim. O museu fica no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, área central do Recife. A entrada é gratuita.

Mais lidas